top of page
Foto do escritorCultura Navegável

Explorando a Rio-Santos: Uma das estradas mais bonitas do litoral brasileiro


Diário de Viagem pelo litoral brasileiro: Conheça a estrada que liga São Paulo e Rio de Janeiro


Nasci em Ubatuba e passei boa parte da minha vida subindo e descendo entre a capital e o litoral norte de São Paulo, então pode parecer "localismo", mas nao importa aonde eu esteja pelo mundo, sempre fico pensando que o quintal da minha casa é o lugar mais bonito do litoral brasileiro e talvez, do mundo.


A mata atlântica é quase intocada por ali, por isso também é conhecida como Costa Verde. A selva que abraça o mar e contorna todo o litoral Norte de São Paulo até o Rio de Janeiro é uma das coisas que mais admiro nesse canto do mundo. O mar realmente ganha um tom diferente de verde nas praias da Rio-Santos.

foto contém um barco tradicional caiçara em um mar bem verde e uma montanha coberta de mata Atlântica
Ubatuba: Pérola caiçara da Costa Verde

Conheça a Costa Verde, parte do litoral brasileiro que contorna a Rio-Santos


A Costa Verde é um ótimo destino para quem gosta de combinar natureza tranquila e aventura. Além disso, as cidades que fazem parte dessa região são comunidades caiçaras que ainda preservam os costumes tradicionais como a pesca artesanal, isso quer dizer que gastronomia também é um ponto alto desse destino.


A estrada que liga o litoral de São Paulo ao Rio de Janeiro tem mais de 500 km de praias paradisíacas, essa rota é perfeita para quem deseja explorar um cantinho do litoral brasileiro, sozinho ou acompanhado e fazer trilhas, nadar, mergulhar, aprender mais sobre as raízes da cultura caiçara e se deslumbrar com paisagens inesquecíveis.


uma praia de areia com mar azul e mata atlântica ao redor
Costa Verde: região preservada do Litoral Brasileiro


Rio-Santos e seus encantos: As cidades ao longo da rota:


Angra dos Reis: Conhecida por suas quase 100 ilhas, Angra é um verdadeiro paraíso. Muitos mochileiros amam fazer a volta na ilha ou acampar pela região. Não perca a Praia do Aventureiro e aproveite a tranquilidade que só esse lugar pode oferecer.


Paraty: Mergulhe na história do Brasil! Explore o Caminho do Ouro, visite alambiques de cachaça artesanal e não deixe de conferir a famosa Flip, a Feira Internacional de Literatura que acontece todo julho.


Paraty também é conhecida pela vila de pescadores Trindade, que nos anos 70 foi dominada por hippies e até hoje tem algo de alternativo.



rua de paralelepípedos e portas pintadas de Paraty
Foto: reprodução de Paraty, cultura e natureza no litoral brasileiro

Ubatuba: Minha favorita! Com mais de 72 praias, como Itamambuca, Vermelha do Norte, Paúba, Lázaro e Lagoinha, Ubatuba é um destino para todos os gostos. Desde surf até trilhas em meio à natureza, você encontrará a resistência caiçara e a calorosa recepção das comunidades indígenas. E não esqueça de visitar a famosa Gruta que Chora na Praia da Sununga.


São Sebastião: São Seba é um municipio que muda muito entre as suas praias, que vao desde Ilhabela, uma ilha preciosa que também abriga uma vila de pescadores isolada, o Bonete, mas também é repleto de barcos e lojas de luxo no centro, até as badaladas praias de Juquehy, Cambury e Maresias.


pôr do sol em praia de areia do litoral brasileiro
Fim de tarde em Maresias

Essas praias são as favoritas de quem curte agito e tem um pouco menos da vibe de praia tradicional caiçara, porém a natureza exuberante permanece, além do surf. Maresias tem uma das melhores ondas do Brasil, já a vizinha Santiago é a casa de golfinhos e com um pouco de sorte dá para avistá-los.


Uma Experiência Cultural e Relaxante:


Essa viagem não é apenas sobre as praias; é uma oportunidade de se conectar com a cultura local, visitar comunidades indígenas e participar de feiras literárias. Cada parada é uma nova descoberta que enriquecerá sua alma e proporcionará momentos de pura tranquilidade.


Foto de uma canoa tradicional caiçara
Foto: reprodução

O litoral brasileiro tem mais de 4 mil km de extensão e é um dos mais lindos e diversos do mundo. A Costa Verde é um cantinho especial desse litoral e vale muito a visita, é uma experiência brasileiro autêntica e calorosa.

Comments


bottom of page