O PROJETO
O Cultura Navegável nasce de uma vontade de contar histórias dos lugares e pessoas que conheci viajando o mundo. Encontrar diferentes formas de viver, de trabalhar e de se relacionar, me mostrou que quase não temos informações sobre a diversidade cultural do mundo e das comunidades espalhadas pelo globo. A grande mídia e mesmo os principais sites e blogs da internet reforçam estereótipos e reduzem os países fora do eixo Europa-América do Norte a tragédias, pobreza e desgraça, trazendo o medo e o desconhecimento, que gera também preconceito com tudo aquilo que nos é diferente
O Cultura Navegável deseja quebrar a forma tradicional de transmitir informação e relatar histórias de lugares. Muito além de relatos e dicas de viagem, aqui é um espaço de quebra de paradigmas, inspiração para viajar sozinha, valorização de diferentes formas de arte e cultura e também reflexões de alternativas sustentáveis na viagem e no cotidiano. Esse projeto é de uma mulher, jornalista, viajante solo, que traz lugares que conheceu através de histórias, artigos, poesias e fotos. Com o principal objetivo de conhecer culturas e compreender o outro, a viagem também é uma forma de quebrar preconceitos, ideias enraizadas e expandir a consciência para uma maior compreensão sociocultural, sem contar na jornada de autoconhecimento que viajar o mundo proporciona.
A AUTORA
Maria Fernanda Romero cresceu em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, onde se apaixonou por praia, mar e aprendeu que uma vida simples, sem muito luxo, mas com tempo para aproveitar o dia pode ser uma forma mais gostosa de viver a vida. Formada em Jornalismo pela PUC - São Paulo, Brasil, a viajante começou um mochilão por curiosidade, ainda na faculdade e ali descobriu diversas outras formas de viver.
Decidida a experimentar um estilo de vida diferente, a jornalista se mudou aos 21 anos para Florianópolis, sul do Brasil. Ali a ideia de viajar o mundo e suas tantas camadas amadureceu e deu asas a uma viagem sem passagem de volta. Durante os três anos seguintes, Maria Fernanda viajou por mais de 30 países em três continentes distintos: Europa, África e América. A viagem inspirou o livro "Navegando em Poesia" e deu vida às histórias contadas no instagram, dicas e relatos desse blog. A viajante já morou em uma pequena vila no Sul de Portugal e em Barcelona, onde estudou Fotojornalismo na Grisart e um Mestrado em Antropologia Cultural na Universitat Autónoma de Barcelona. Hoje leva uma vida nômade, viajando por onde seu coração vibra.