top of page

O que fazer em Lisboa em 3 Dias: Roteiro Completo e o Lado Brasileiro de Portugal

Lisboa, desorganizada e perfeitinha. Ruas estreitas, beira-mar e beira-rio, sinais confusos, transporte público meio caótico e funcionários públicos que raramente parecem dispostos a ajudar.


Miradouro de Lisboa vista para o Tejo – viagem sozinha o que fazer em lisboa em 3 dias
Miradouro de Lisboa vista para o Tejo – viagem sozinha

.

Quanto mais volto para Lisboa, mais tenho certeza: o Brasil e Portugal dividem a mesma alma. Lisboa tem o caos do Rio, o charme do interior, o improviso brasileiro — e até a sua própria versão do Cristo. Nesse texto você vai saber o que fazer em Lisboa em 3 dias bem aproveitados e com muita imersão.


O que fazer em Lisboa em 3 dias


Quanto tempo ficar em Lisboa? Lisboa precisa de uns 3 dias para ser conhecida e seus arredores, Sintra e Cascais, também merecem alguns dias para uma visita. O primeiro dia em Lisboa pode ser dedicado ao centro histórico, começando na praça do Comércio que fica na beira do rio Tejo e tem uma vista linda para a ponte 25 de Abril.


Dia 1 em Lisboa: Centro Histórico, Baixa, Alfama e Castelo


Praça do Comércio e Rua Augusta

A Praça do Comércio, à beira do rio Tejo, é o cartão-postal que abre tua rota. Ao atravessar o Arco da Augusta, você entra na Baixa, área cheia de lojas, restaurantes turísticos e movimento o dia inteiro.

Ali perto está o Elevador de Santa Justa, bonito para ver, mas sinceramente? Não é imperdível. Vale a foto, vale a passagem — e segue.


Rossio e a joia escondida: Casa do Alentejo

O que mais amo no Rossio é a Casa do Alentejo. Antigas “embaixadas regionais” de Portugal, hoje é espaço cultural com saraus, filmes, exposições, fotografia e gastronomia típica. Ali dentro você se sente em outro século.


ponte 25 de abril o que fazer em lisboa em 3 dias
Rio Tejo

Mouraria: fado, ginjinha e comida boa

O bairro Mouraria é um bairro típico português. Lá é possível assistir o fado, ver e beber em tabernas a ginjinha, típica cachaça portuguesa feita com uma variação da nossa cereja. É possível também comer comida típica e barata.

Fui ao restaurante “O Triguerinho” e achei o custo benefício excelente, além da porção ser bem servida.


Alfama: a alma histórica de Lisboa

Ao lado da Mouraria está Alfama, o bairro mais antigo e fotogênico da cidade. Ruas estreitas, portas pequenas, bonde e a Catedral da Sé caracterizam esse bairro. Assim como grande parte de Lisboa, colorida. As casas e os bondes amarelos em contraste com o azul do mar e do rio. Aqui fica a Catedral da Sé, do século XII, a mais antiga de Lisboa.


A visita ao claustro e ao tesouro custa 2,50€.


bonde em o que fazer em lisboa em 3 dias
Bonde tradicional de Lisboa

Miradouros: Lisboa vista de cima

Lisboa tem mais de 20 miradouros. Em Alfama, o Miradouro das Portas do Sol é o mais simbólico — perfeito para ver o pôr do sol e sentir a cidade pulsar.


Catedral da Sé, Augusta, cachaça. As semelhanças com o Brasil estão por toda parte, mas isso não é nem o começo! A cidade tem mais de 20 miradouros com vistas incríveis.


Castelo de São Jorge

Subindo ainda mais por Alfama fica o Castelo de São Jorge que foi restaurado após o terremoto que destruiu praticamente toda a cidade em 1755. O castelo fica aberto das 9h às 18h, no inverno e até às 21h no verão. A entrada custa 8,50 euros. Estudantes, crianças e idosos têm desconto.


Dia 2 em Lisboa: Cais do Sodré, Chiado e Bairro Alto


Cais do Sodré e Time Out Market

O Cais do Sodré é ótimo para descansar, ver o rio, tomar um café e respirar a cidade. Ali perto fica o Time Out Market, com comidas maravilhosas — e preços mais altos, porque virou ponto gourmet.


Chiado e Bairro Alto

Subindo as ladeiras até o Chiado, você encontra cafés históricos, literatura, a Rua Garrett e aquela vibe boêmia que lembra o Rio antigo.O Miradouro de Santa Catarina, ali perto, é outro clássico.


O Bairro Alto, vizinho dali, é a vida noturna barata, as cervejas acessíveis e o caos alegre que mulheres que viajam sozinhas adoram — porque tudo acontece na rua.


conheça bairros com ruas estreitas em o que fazer em 3 dias em lisboa
Bairros em Lisboa

Dia 3 em Lisboa: Belém, monumentos e história


Belém é afastado do centro, mas obrigatório.


Padrão dos Descobrimentos

As caravelas do descobrimento conduzidas Pedro Álvares Cabral, assim como as de Vasco da Gama saíram de Belém. Por isso, lá fica o Padrão dos Descobrimentos, um monumento em forma de caravela. No chão tem um mapa-múndi destacando todos os lugares que foram colônias portuguesas. Lá está destacada, por exemplo, a cidade Cananéia como primeira cidade do Brasil.


Torre de Belém

A Torre de Belém, que na verdade era um forte está logo ao lado. Hoje um patrimônio Cultural da Unesco. A torre também serviu para coroa portuguesa guardar suas riquezas. A visita custa 10 euros, mas é possível comprar um ingresso que dá direito a uma visita a ela ao Mosteiro do Jerónimos e ao Museu de Arqueologia por 21 euros.


em 3 dias em lisboa pode ir ao monastério dos jeronimos
Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerônimos

Dentro do Mosteiro dos Jerônimos, uma construção que demorou quase um século para ficar pronta, fica a Igreja de Santa Maria de Belém, uma das mais bonitas que eu já vi na Europa. Ela é muito ampla e seus vitrais coloridos iluminam a Igreja deixando-a mais clara que o tradicional. Lá dentro do mosteiro estão também os túmulos de Vasco da Gama e de Fernando Pessoa, um dos maiores, quiçá o maior poeta português. Ler sua poesia é uma forma de entender e sentir o que foi Lisboa no passado.


Museus de Belém

No bairro de Belém também estão os museus dos Coches, de Arqueologia e de Marinha, entre outros.


Atenção: quase nenhum museu abre às segundas. Portugal também tem seu “dia morto”.


Pastéis de Belém

É de Belém também que vêm os famosos pastéis de Belém. Precisamente, foi na Antiga Confeitaria de Belém que foi inventada a receita secreta das freiras, mas as outras confeitarias de Belém também oferecem o pastel por um preço mais em conta. Em Belém também é possível comer um arroz com bacalhau bem gostoso.


O segredo é pedir dicas de restaurantes para os moradores e para os donos de comércio, por exemplo.

em 3 dias em lisboa pode conhecer a torre de belem
Torre de Belem

Comer e se locomover em Lisboa


A mobilidade pode ser confusa: trens (comboio), metrô, ônibus, bondes…Para horários e rotas, use: App Via Verde e o Site da CP (Comboios de Portugal)


Conclusão: Se Lisboa não te lembrou o Brasil, você precisa ir conhecer pessoalmente agora


Lisboa é desorganizada e perfeita, caótica e charmosa. Tem poesia, miradouros, azulejos, comida boa, transporte complicado e aquela sensação de que você já esteve ali antes.

Se esse post não te fez lembrar do Brasil, talvez seja hora de arrumar as malas e sentir, com os próprios pés, o lado brasileiro de Portugal.

Comentários


bottom of page