top of page

Poesia e viagem: Traços do ser

Poesias nascem em viagem de volta ao mundo após um encontro muito mais profundo que paisagens e pessoas: o encontro consigo


Por Maria Fernanda Romero


A vida são lapsos de amor,

intercalados com fagulhas de dor,

As tristezas e os espaços da vida têm a sua beleza,

É a vida: difícil e bela.


O mundo, tão inóspito e vazio,

Também abriga uma imensidão de flores,

A tristeza tem sua beleza,

E te faz lembrar que está vivo.

E viver doí, mas também, se não houvessem fagulhas de dor, como reconheceríamos os lapsos de amor?


menina em nascer do sol nas dunas do deserto do Sahara, Marrocos, ilustrando poesia e viagem: traços do ser
Poesia e Viagem: Traços do Ser

Traços do Ser, uma poesia sobre a fenomenologia


A fenomenologia é um estudo da psicologia e da filosofia que analisa as experiências conscientes dos fenomenos e como estes sao vivenciados. O pai da fenomonologia é o filósofo alemão Edmund Husserl e o pensamento nasceu na busca da compreensão dos fenômenos em si mesmos, sem fazer suposições preconcebidas sobre sua natureza.


Na fenomenologia, os fenômenos são entendidos como aquilo que aparece à consciência, seja uma percepção sensorial, uma emoção, um pensamento ou uma experiência vivida. A abordagem fenomenológica enfatiza a importância da suspensão do juízo e da redução fenomenológica, técnicas que buscam colocar de lado pressuposições e preconceitos para investigar os fenômenos em sua pureza original.


Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty são outros pensadores que contibuem com o desenvolvimento da fenomenologia, explorando temas como a existência humana, a consciência, a intersubjetividade e a relação entre sujeito e objeto.


A fenomenologia tem um impacto nesse e outros poemas da minha história, pois eu descrevo minha própria compreensão da vida, das minhas experiencias e dos fenômenos, através de rimas e prosa. Enquanto viajo e experimento, também analiso as contradições da vida e da existência humana.


Leia outras poesias sobre natureza, viagem e autoconhecimento.

Caminho Para Casa


Poesias que se tornaram um livro

O existencialismo e outras questões da vida como a natureza, a viagem, a solidão inspiraram a criação do Navegando em Poesia. Um livro que te faz pensar, te mostra outras verdades e e perguntas. O livro contêm histórias e aventuras que envolvem amor, liberdade, autoconhecimento e muitas viagens por uma mulher plural.


Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page